Implantação de ciclovia avança da Avenida Rio Grande do Norte
A Prefeitura de Umuarama segue com as obras de implantação de ciclovia na Avenida Rio Grande do Norte, com cerca de 4 quilômetros de extensão. Alguns pontos já estão sendo utilizados pela comunidade para passeios de bicicleta e caminhadas. O calçamento em concreto, com dois sentidos de circulação, garante segurança e conforto.
Entre a Praça Tamoio e a saída para Serra dos Dourados a obra está mais adiantada, mudando o aspecto do canteiro central. Os serviços incluem urbanização e rampas de acessibilidade, para o trânsito de pessoas com a mobilidade comprometida. Os canteiros estão sendo nivelados e o mato e ondulações dão lugar à grama “mato-grosso”. Faixas de meio-fio danificadas também estão sendo recuperadas e o rebaixamento da guias facilita a passagem dos usuários.
A ciclovia se estende desde o início da Avenida Rio Grande Norte até o trecho final da Avenida Tapuia, terminando na Rua Monteiro Lobato. Serão 12.937,83m² de obras e um investimento de R$ 1.532.940,33 em recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Ministério das Cidades/ Caixa Econômica Federal.
Cerca de 40% dos serviços já foram executados. “São melhorias para o bem-estar da população, que atendem a comunidade em várias frentes”, comenta o prefeito Celso Pozzobom. “A ciclovia estimula a mobilidade urbana de forma sustentável e a prática de atividades físicas com segurança e conforto, o que representa mais saúde. Torna ainda o passeio pela cidade mais agradável e até valoriza os imóveis”, apontou.
Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, a obra compreende duas pistas no canteiro central, com 4,3 quilômetros de extensão totalizando 12.937,83 m², entre as avenidas Francisco Inácio de Lira e Tapuia – próximo à Avenida Portugal, que já conta com uma ciclovia da Guarda Mirim até a PR-482, nas imediações do futuro shopping.
Outra ciclovia foi implantada na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, entre a PR-323 (trevo do Posto Gauchão) e a antiga Praça Odete Mossurunga (entroncamento com as avenidas Guanabara e Ivo Sooma), já em fase de acabamento. Também haverá ciclovias na Av. Tiradentes, da PR-323 até a Praça Gastão Vidigal, na margem do Bosque dos Xetá, entre a Rua do Bosque, a Av. Parigot de Souza e a Castelo Branco, ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira e na PR-482, entre o trevo saída para Maria Helena e a Estrada Pioneiro.