skip to Main Content
Ações E Metas Do Plano Municipal Dos Direitos Do Idoso Envolvem Várias Secretarias

Ações e metas do plano municipal dos direitos do idoso envolvem várias secretarias

Em reunião na manhã da ultima sexta-feira, 21, na sede da Secretaria Executiva dos Conselhos, a comissão de políticas sociais e de acompanhamento e monitoramento das propostas aprovadas na 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa apresentou a secretários municipais e representantes das secretarias o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 2021-2024.

Conforme explanação, há metas transversais a serem cumpridas dentro do quadriênio, com ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, esporte e lazer, habitação, cultura, indústria e comércio, transportes, controle social e direitos do idoso. O plano dos direitos da pessoa idosa de Umuarama diagnostica a situação demográfica e define objetivos, eixos e diretrizes a serem implantados durante sua vigência.

A finalidade do plano é assegurar a cidadania e a participação plena do idoso na sociedade, a partir das demandas existentes no município, levantadas através de pesquisa documental, reuniões e análise do relatório final da conferência municipal. Débora Cristina da Mata, Isabela Gomes Simões e Anne Tatila Borges foram os membros da comissão de políticas sociais que apresentaram o plano aos representantes das secretarias.

Estiveram presentes Edson Ortiz (Diretoria de Habitação), Elisângela Alves dos Reis e Gisele Gasparetto (Secretaria de Educação), Izamara Amado de Moura (Secretaria de Assistência Social), Lucas Heitor de Almeida Papa (Atenção Primária da Secretaria de Saúde), Valdecir Capelli (Secretaria de Defesa Social), Marcos Vinícius Zimiani Moya (Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo), Jeferson Ferreira (Secretaria de Esporte e Lazer) e Fernanda Periard Mantovani (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente).

As metas que dependem do trabalho conjunto das secretarias buscam manter, ampliar e qualificar projetos para o público idoso – como o Vida Ativa melhor Idade – em bairros e distritos ainda não contemplados, ampliando a divulgação dos serviços prestados para maior conhecimento da comunidade.

Foram discutidas ações de todas as políticas públicas para efetivação da garantia dos direitos das pessoas idosas no município de Umuarama, bem como estratégias para que aconteça essa aproximação entre os gestores e representantes das políticas do município junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para unir esforços e ampliar os resultados.

Outras ações são contratar mais profissionais de Educação Física e da área cultural para trabalhos com os idosos, assegurando capacitações permanentes aos profissionais e acadêmicos que realizam intervenção com o idoso na área da gerontologia, em parceria com empresas e instituições de ensino, e credenciar academias com subsídios para atrair mais idosos em todos os bairros do município, entre outras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top