Centro de Iniciação Esportiva do Sonho Meu entra em fase de acabamento
A Prefeitura de Umuarama está finalizando as obras no Centro de Iniciação Esportiva do Conjunto Habitacional Sonho Meu, uma das obras inacabadas herdadas da gestão anterior. Atrasos no repasse de recursos – provenientes do governo federal –, problemas com empreiteiras e abandono da obra foram alguns dos problemas enfrentados no projeto, que agora finalmente está em fase de acabamento. Em breve serão instalados os equipamentos e ocorrerá a entrega para a comunidade.
No entorno do ginásio está sendo feita a adequação do pavimento, acabamentos internos e pintura, além da finalização d a quadra poliesportiva aberta, ao lado do ginásio, e do plantio de grama. O complexo esportivo contará inclusive um elevador para o acesso de cadeirantes ao mezanino. A construção foi iniciada em 2015, mas acabou sendo abandonada pela empresa vencedora da primeira licitação.
A retomada aconteceu em julho de 2020, graças a um amplo trabalho de regularização realizado pela equipe do prefeito Celso Pozzobom, que resultou em nova licitação e a contratação de outra empresa. Para a conclusão do projeto estão sendo investidos R$ 1.538.840,66, além da parte paga à antiga empreiteira por serviços executados (R$ 2.128.288,93).
Os recursos foram inicialmente liberados pelo Ministério do Esporte do governo federal, depois os repasses transferidos pelo Ministério da Cidadania. “Estamos na fase de pintura do ginásio coberto, colocação de piso, drenagem pluvial, esgoto e já finalizamos a quadra poliesportiva aberta, ao lado do ginásio”, informou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima. Restam alguns serviços como colocação de esquadrias, pintura interna e externa, piso sintético flexível na quadra coberta, paisagismo e instalações elétricas, assentos nas arquibancadas, instalação de academia para atividades físicas no mezanino e o elevador para acesso de cadeirantes.
O prefeito Celso Pozzobom lembra que o ginásio de esportes do Sonho Meu é um projeto do governo federal que amplia a infraestrutura de equipamentos públicos esportivos, contribuindo para a iniciação esportiva nas comunidades com população em situação de vulnerabilidade social. O projeto prevê 2.419 m² de área construída, com ginásio coberto, arquibancadas para 180 pessoas, banheiros, vestiários para atletas, espaço administrativo, sala de técnicos/professores, sala de primeiros socorros, copa e mezanino, além da quadra aberta na parte externa. Todos os ambientes são adaptados a pessoas com deficiência (PCD).