Ciclovia da Avenida Rio Grande do Norte já recebe pintura
Usuários da ciclovia em construção na Avenida Rio Grande do Norte, que terá mais de 4 mil metros de extensão, já acompanham a pintura do calçamento em tom de vermelho, nas imediações da Praça Tamoio, na Zona VI. Longos trechos da obra que estão mais adiantados já vêm sendo utilizados pela comunidade para caminhadas e passeios de bicicleta. O calçamento em concreto nos dois sentidos de circulação garante segurança e conforto.
Quando estiver concluída, a ciclovia se estenderá do início da Avenida Rio Grande Norte (no Jardim San Martin) até o trecho final da Avenida Tapuia (na zona IV), terminando na Rua Monteiro Lobato. Serão 12.937,83m² de obras e um investimento de R$ 1.532.940,33 em recursos do Ministério das Cidades/ Caixa Econômica Federal (Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Finisa).
Entre a Praça Tamoio e a saída para Serra dos Dourados a obra está mais adiantada. Além da pintura, operários estão concluindo o calçamento de outro trecho no Alto São Francisco, onde foi construído um muro de arrimo por conta do grande desnível do canteiro central. O projeto conta com urbanização e rampas de acessibilidade, para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Os canteiros são nivelados e gramados. Faixas de meio-fio danificadas também estão sendo recuperadas e o rebaixamento da guias facilita a circulação dos usuários.
De acordo com o prefeito Celso Pozzobom, são melhorias para o bem-estar da população que atendem a comunidade com mais qualidade de vida. “A ciclovia estimula a mobilidade urbana de forma sustentável e a prática de atividades físicas com segurança e conforto, o que representa mais saúde. Torna ainda o passeio pela cidade mais agradável e valoriza os imóveis”, apontou.
O secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, lembra que a obra compreende duas pistas no canteiro central com 4,3 quilômetros de extensão total. A nova ciclovia será conectada a outros trechos já existentes e a uma ciclofaixa que será implantada na Avenida Francisco Inácio de Lira.