skip to Main Content
Pela Primeira Vez, Conferência Municipal Da Assistência Social Acontece Em Formato Online

Pela primeira vez, Conferência Municipal da Assistência Social acontece em formato online

Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado com financiamento público”, acontecu nesta ultima quinta (12) e tambem aconteceu hoje sexta-feira (13), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Umuarama, realizada pela primeira vez em formato online. O foco é apresentar propostas para atualizar a política de assistência social, enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social.

Cinco eixos foram definidos para conduzir as discussões, que acontecem nos âmbitos municipal, estadual e nacional, inicialmente pelos representantes de organismos e usuários da rede de assistência e depois pelos delegados eleitos. A organização é do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A abertura da conferência teve apresentações musicais com os oficineiros de violão do Centro da Juventude (Ceju), Elberti Fernandes de Brito e Geovana Liro, que cantaram as canções “A vida é um rio” (de Raffa Torres) e “Pausa” (de Vicka). A mesa foi composta pela presidente do CMAS, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, pela secretária Izamara Amado de Moura (Assistência Social), que também representou o prefeito Celso Pozzobom na ocasião.

Virtualmente, a mesa também teve o promotor de Justiça, Dr. Marcos Antônio de Souza, o representante do vereador Cleber Nogueira, 1º secretário do Legislativo Municipal, Fábio Barzon, e a representante dos usuários da assistência social e da Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA), Eva Cristiane de Lima.

A opção pela conferência online leva em conta a realidade decorrente da pandemia de coronavírus. “Como não se pode promover aglomerações, ainda mais por um longo tempo como precisamos para as discussões e definições da política de assistência social, optamos pelo meio virtual (através da plataforma Google Meet) e preparamos cinco pontos para a participação dos inscritos”, explicou a secretária Izamara Moura.

O ponto central da transmissão foi montado no Anfiteatro Haruyo Setogutte e mais quatro pontos adicionais foram disponibilizados no Serviço Social do Comércio (Sesc/Umuarama). Após a abertura e a aprovação do regimento interno, os participantes tiveram a palestra com o tema da conferência (Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, com Selfa Vilela) e apresentação dos eixos de discussão (proteção social, financiamento e orçamento, controle social, gestão e acesso às seguranças e Atuação do SUAS em Emergências).

Nesta sexta-feira serão aprovadas propostas para as três esferas de governo, está prevista a eleição do delegado e do suplente para a conferência estadual e o referendo aos conselheiros eleitos para o próximo mandato no CMAS (titulares e suplentes), representantes da sociedade civil e indicados pelo Executivo Municipal. Para garantir a inclusão de pessoas com dificuldades auditivas, a Secretaria de Assistência Social contratou uma tradutora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a compreensão dos temas discutidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top